abril 04, 2008

Não compre, plante!





Em tempos de agrotóxicos, experiências bio-tecnológicas e transgênicos espalhados pelas gôndolas de supermercados, o paradêro da comida que consumimos virou incógnita. Até mesmo aquela gôndola da sessão "Bio" tem lá seus mistérios(creio eu). Todavia, acorde as tendências européias, essa gôndola tende a crescer até virar lojas inteiras "Bio", mais seguras e mais caras naturalmente, e fundamentada exatamente nesse medo do consumidor. Enfim, medo sempre foi um negócio lucrativo.

Segurança mesmo só tendo uma horta em casa. Cá pra nós, esse virou o meu sonho de consumo(consciente). Saber de onde vem a comida que você tá comendo dá um gosto pra lá de especial.

Nessa postagem deliciem-se com o a horta no quintal da Dn. Chella, uma Mar del Platentense aposentada, linda pessoa, que cultiva no seu quintal(não mais que 9m2) tomates,manjericão, pimentão, alecrin, salsinha e uma espécie de maracujá que eu esqueci o nome. Em épocas distintas, dependendo da estação.

Tudo bem, devido o clima e condições de solo, nem todo quintal pode dar tomate, mas, com um pouco de pesquisa, criatividade e força de vontade, dá pra se divertir um bocado. Conheci um casal em Fortaleza(CE) que cultivava maracujás na varanda do apartamento. Há quem use sobras de comida biológica como adubo, devie escoamento da pia como irrigação e por aí vai.

"A época de tomates passou", fala a Dn. Chella. "Agora, vou plantar flores".