janeiro 08, 2008

Jardineiro-Grafiteiro







Na falta de um jardim inspirador, uma arte inspiradora. Na falta de um jardineiro competente, um grafiteiro? Estas imagens foram feitas em Kreuzberg, um bairro de Berlin que é habitado em sua maioria por imigrantes Turcos. Por ser um bairro de baixo custo, acabou sendo habitado mais tarde por estudantes, artístas, intelectuais e alternativos afins. Esta residência me chamou atenção pela escolha: traços de street-art para ambientação da entrada do prédio. Manhã ensolarada(raridade no inverno, mais acontece), feriado nacional, crianças brincando no pátio. É: um dia perfeito para passear no jardim. Ou melhor, viajar.

janeiro 06, 2008

Saudações Berlinenses.

O Trabant é um automóvel produzido pela Sachsenring em Zwickau, na antiga Alemanha Oriental, a República Democrática da Alemanha (RDA), entre 1957 e 1991. O Trabant, ou Trabi, como era carinhosamente chamado pelos alemães, tinha uma carroceria de plástico, que era similar à fibra-de-vidro mas de fabricação mais barata e viável para larga escala. O Trabi, permanece como o maior símbolo da extinta DDR e de tudo que ela representou. O fim do singelo automóvel coincide com o fim da guerra fria e da divisão bipolar do mundo.

Um carro com tanta história e significado, em meio a frota supermoderna que circula pelas ruas de Berlin, é um verdadeiro paradoxo ambulante. Esse que eu achei estacionado vizinho da casa maximizou o paradoxo. Curiosamente personalisado, esse Trabi virou um verdadeiro "Fuck You!" intinerante, digo: um foda-se a indústria automobilistica e essa insistente necessidade imposta goela a baixo de consumir luxo em 4 rodas. Não sei se o cara(ou A cara) dono desse Trabi é artista, mas percebe-se referencias de pop art, stencil e art moderna, que montam associacões simbólicas características dos pensamento de contra-cultura. Curti demais não só a idéia, mas também a atitude. Sossegada e genial.

Curioso: Devido o material do Trabi não ser reciclável, eles tiveram um grande problema nas mãos na decada de 90. Como se desfazer das carrocerias antigas? Solução: "Fabricaram" um fungo especialmente pra detonar as carrocerias.