janeiro 19, 2008

Handmade














A cultura dos handmade, produtos feitos a mão, ganha cada vez mais adeptos. Charmosos e originais, trazem vantagens que a linha de producão industrial não alcança. São, na maioria, ecologicamente corretos. Quando alimentícios, são mais saudáveis. E, na maioria dos casos, cumprem um papel socialmente proativo, uma vez que gera renda para artesões independentes e até mesmo comunidades inteiras que vivem de suas produções(ex: rendeiras em comunidades do interior do Ceará, cervejarias familiares no interior da Alemanha). Grande parte dos handmades recuperam tradições que se perderem com o passar dos anos frenéticos da cultura industrializada.

A crescente procura por produtos artesanais é uma resposta dos consumidores à customização trazida pela modernidade. Tal hábito de consumo tem gerado um contexto propício a proliferacão da cultura handmade. Você já viu a quantidade de artesões, designers, donas-de-casa e toda sorte de profissionais liberais que estão produzindo em casa e disponibilizando seus produtos na net? São blogs, sites, páginas de orkut,myspace, todo tipo de profiles criativos, produtivos e, o mais importante, que fortalecem essa atitude de contra-cultura, provando que é possível trabalhar com o seu próprio horário, desenvolver suas próprias idéias e, claro, viver com mais qualidade de vida, fora da roda-viva.

Cada produto é uma ferramenta de comunicação dessa lógica desacelerada dos handmade. Suas mensagens evidenciam as escolhas e visões de mundo de seus criadores. Viram conteúdo, direta e indiretamente. Por isso é sempre comum encontrar coisas interessantes para se ler, ver, ouvir, comprar, compartilhar, enfim, mergulhar na inteligência coletiva. Abaixo, disponibilizo uma lista de alguns links interessantes que tenho visto. É apenas uma pequena amostra, claro, mas a partir deles você pode encontrar muitos outros. Divirta-se.


Brasil


http://calei2.blogspot.com

http://grifecatarinamina.blogspot.com/
http://www.carolw.pro.br/home.html
http://www.lojinhadakel-baby.blogspot.com/
http://www.flickr.com/photos/sheep_/
http://www.flickr.com/photos/coisasfugidias/show/
http://www.bythetropics.com
http://pedefeijaoprodutos.blogspot.com


Mundo


http://minderjahr.blogspot.com/
http://luziapimpinella.blogspot.com/
http://www.betiluca.com/
http://brownpicketfences.typepad.com/my_weblog/
http://www.crochetine.com/


janeiro 14, 2008

Tranqüilo-style por Clarisse Ilgenfritz


Ela é criativa, inteligente, bem humorada e gente boa. Além disso, escreve muito. Só não sabia que estava fazendo experimentações poética-fotográficas. E, pra variar, ela mandou muito bem. Uma delícia. Deliciem-se também e, se quiserem mais pitangas como esta, acessem o blog da Clarisse: http://divagarim.zip.net/.