agosto 10, 2007

O roots-style the Barraca Freedom.



O roots tem estilo. E, se tratando da Barraca Freedom(Canoa Quebrada-CE), é mais que estilo. É personalidade. As cores da Jamaica, os tribais nas linhas vermelhas, os coqueiros de praia paradisíaca são elementos que se comunicam com seu público de maneira quase religiona. Devotos da positive vibration. Uma postura geradora de identidade de eficiencia incotestável, uma vez que trabaham com ícones tribais. Aqui, o neo-tribalismo contemporâneo levantado por alguns estudiosos encontra uma expressão ímpar. Que se estende aos cabelos rastas, as roupas cudadosamente descompromissadas, o jeito de dançar, de falar, o vocabulário. Imagine uma grande oca que reune amantes do reagge e da alternatividade como um todo. A prancha que virou placa e sua mensagem: paz e amor, reagge, praia. Até as fontes manuscritas-de-qualquer-jeito favorecem a mensagem. Acho que é exatamente por essa postura que a Barraca Freedom conqusitou o status de atração turística. Detalhe: quando tem muita gente dançando reagge detro da barraca, o piso de madeira emverga ao ritmo da música, ou seja, a dança!. Fica a receita mágica: personalidade + estilo = magia.

Comunicação sem pressa.



Quando a tranqüilidade assume a função de comunicar, percebe-se verdadeiras lições de publicidade moderna. A idéia não é ter uma comunicação personalizada, exclusiva? A idéia não é ter uma mensagem que fale bem do produto e, de quebra, agregue valor? Uma mensagem que estabeleça uma relação de identidade com os "anseios" do cliente? Olha só o que a CasAlice usou para se comunicar os atributos da sua pousada(linda, por sinal) em Jericoacoara. Ternura, leveza, personalidade. A técnica do aerógrafo foi importantíssima para tal mensagem. Nuances de azul que, juntamente com o simbolismo furte da flor, comuniam uma áurea de uma estadia rica em detalhes. A fonte manuscrita , meio infantil, meio lúdica, agregam, e muito, a imagem da pousada. Um plin-plin que dá gosto de ver. Uma relação com a marca que vai além do ser lembrado...

Para começar, sinta-se tranqüilo.

O tranqüilo-style admira a atitude de quem se vai no sapatinho, sem pressa, pois sabe que não há nada como um dia após o outro. Esse blog pretende buscar e observar manifestações estéticas resultadas de um estilo de vida tranqüilo. Fora do tempo convencional da máquina capital/industrial/tecnológica. Manifestações que têm o poder de parar o tempo ou, simplesmente, de não se preocupar tanto com ele. Para começar um blog assim, buscamos inspiração num dos inesquecíveis finais de tarde em Jericoacoara. Nessa hora muitas mentes tranqüilas ao redor do mundo se alinham numa só energia. Se dando o direito de estar ali, acertando os ponteiros do seu relógico biológico. Refazendo as pazes com a natureza. Colocando o pé na areia, fora do sapato, fora do escritório, fora do acelerador. Colhendo os fruto de estar fora da roda-viva. Até mesmo quando essa fuga dura segundo, ela é sim preciosa. E por isso, digna de aplausos. Muitas vezes, basta um pequeno detalhe orgânico, um bocadim de vida no meio do caos, de áurea, para nos conduzir de volta a nós mesmos. Matar aquela estranha saudade das coisas que nem tivemos tempo de viver. O tranqüilo-style vai buscar idéias que têm essa poder. Idéias que transcendem, revelando uma atitude além da modernidade. Sem dúvida, manifestações pós-modernas. Movimentos alinhados com um futuro que tende à inevitável conscientização corporal, laborial, ecológica, espiritual, social. Mais-que-necessário reencantamento com o mundo. Reencantamento com as coisas simples e criativas. Idéias pensadas sem pressa, MANUfaturadas que, ao invés de serem consumidas, precisam ser saboreadas. Estética do ócio. Estética back-to-the-roots. Estética tribal (de projetos comunais). Resumindo: relaxe, coloque suas hawaianas e divirta-se. Você está no tranqüilo-style.